Oficinas de grupo
Grupos X Agrupamentos
GRUPO: conjunto de pessoas reunidas num lugar e tempo, com normas pré-definidas e com objetivo em comum e que desempenhem uma dada tarefa. Onde existe relação e vinculo entre os sujeitos com necessidades individuais e coletivas.
AGRUPAMENTO: um conjunto de pessoas que partilham um mesmo espaço e interesse apesar de não estabelecer vínculo emocional entre si.
CARACTERISTICAS DOS GRUPOS:
HOMOGENIOS: constituídos por um grupo de pessoas com as mesmas características (dependentes, gestantes, etc.)
HETEROGENIOS: categorias variadas
FECHADO: não admite a entrada de membros
ABERTO: admite rotatividade
Para cada objetivo se admite uma quantidade X de pessoas e uma característica que possibilite alcançar o que se almeja. Pode-se dividi-los em duas grandes categorias: grupos terapêuticos e os grupos operativos
GRUPOS TERAPÊUTICOS: basicamente as grupos de auto-ajuda(suporte emocional para algum tipo de problema), os socioeducativos ou psicoeducativos (discutir aspectos relativos a saúde, caráter informativo-educativo, utilizados nos CPAS PSF, socioeducativo desenvolve a capacidade de reflexão e conscientização e o psico também reflete sobre a própria experiência) e os psicoterápicos ou terapia de grupo (interpretação de sentimentos visando a mudança do comportamento/ auto-conhecimento)
GRUPO OPERATIVO
PICHON: grupo operativo vem desde a década de 40, é um grupo de pessoas reunidas com um objetivo comum, tem como base o vinculo, atribuindo a técnica um caráter dinâmico e interdisciplinar, empregado na educação (grupos de ensino) e na terapia (grupoterapia).Pensa o homem como um ser social, fazendo parte de vários grupos e com necessidades internas que se expressam no mundo