Oficina portugues
Escolher uma resposta. a. pleonasmo b. eufemismo c. anacoluto d. polissíndeto e. assíndeto
Alternativa: B
Eufemismo é uma figura que consiste em abrandar uma expressão desagradável. Assim, “muitos adormeceram para sempre” significa morreram.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
(FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:
“Maria pediu ......psicóloga que .....ajudasse.....resolver o problema que.....muito.....afligia.”
Escolher uma resposta. a. pronome pessoal feminino (a) b. contração da preposição a e do artigo feminino a (à) c. artigo feminino (a) d. preposição (a) e. verbo haver indicando tempo (há)
Alternativa C
O primeiro “a” é contração, pois o verbo pedir rege preposição e o substantivo “psicóloga” requer artigo; o segundo “a” é pronome pessoal, pois não se pode usar, neste caso, pronome pessoal reto “ela” e sim oblíquo “a”; no terceiro “a” é preposição, pois o verbo ajudar rege preposição “a”; na quarta lacuna se trata do verbo haver na terceira pessoa do singular “há”; a quinta lacuna, idem a segunda, ou seja, não se pode usar pronome reto “ela”, pois não se trata de sujeito, mas sim objeto.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
(Fuvest – SP) – Assinale a frase gramaticalmente correta.
Escolher uma resposta. a. Não sei por que discutimos. b. Ele não veio por que estava doente. c. Mas porque não veio ontem? d. Não respondi porquê não sabia. e. Eis o porque da minha viagem.
Alternativa A
Nesta alternativa está sendo empregada a preposição por + que advérbio interrogativo. Nesse caso, após por que sempre ocorre a palavra motivo/razão, às vezes claramente outras vezes subentendida.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
(ITA) Analisando as