Oficina lingua portuguesa anhanguera com respostas
Ai, flores, ai flores do verde ramo se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, e u é
(sabedes = sabeis; u = onde)
Encontre no trecho acima um exemplo de derivação imprópria.
Escolher uma resposta. a. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo).
“amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) Errado b. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo).
“amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) Errado c. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo).
“amado” (particípio do verbo amar empregado com valor de substantivo) Errado d. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo).
“amado” (particípio do verbo amar empregado com valor de substantivo) Correto
Alternativa D
Derivação imprópria é o processo de alteração da classe da palavra (sem quaisquer alterações estruturais da palavra) em que esta passa a se referir a uma nova significação.
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 2
Notas: 1
(Fac. Méd. Pouso Alegre – MG) – Assinale a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:
Escolher uma resposta. a. A criança estava com fome. Errado b. Pedro parece adoentado. Errado c. Ele tem andado confuso. Errado d. Ficou em casa o dia todo. Correto e. A jovem continua sonhadora. Errado
Alternativa D
Verbo de ligação tem a função de ligar o sujeito a um estado, característica ou modo de ser do sujeito. Na oração D o verbo não exprime nenhuma relação entre o sujeito e o predicativo.
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 3
Notas: 1
As frases a seguir estão dispostas aos pares. Leia-as com atenção e assinale a alternativa em que haja erro no emprego das palavras ou expressões destacadas.
I. Pedro mora naquela casa há cerca de dois anos.
Falamos bastante acerca de prostituição infantil.