oficina de velas decorativas
Pibidianas: Alaine Batista Vilasboas Jamara Nogueira Ladeia de Brito Marisfrance de Brito Lima
INTRODUÇÃO
Contextualizar o ensino de química é uma prática pedagógica baseada na utilização de fatos do dia a dia para ensinar conteúdos científicos. Trata-se de utilizar os fenômenos cotidianos nas aulas como exemplos imersos em meio aos conhecimentos científicos teóricos numa tentativa de torna-lhes mais compreensíveis. Geralmente, tais situações são introdutórias aos conteúdos teóricos e têm o objetivo de chamar a atenção do aluno, aguçar sua curiosidade. É com esse objetivo que o projeto Oficina de velas decorativas será aplicado na Feira de Ciências realizada para alunos do CEEP do município de Guanambi pelas alunas do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Química e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
REFERENCIAL TEORICO
Vela é uma fonte de luz que consiste tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, tipicamente parafina. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente. Além da parafina, existem outros combustíveis que podem ser utilizados, como o azeite e outros óleos vegetais.
A vela é uma fonte de luz utilizada desde tempos remotos, quer na sua forma simples ou acopladas em lanternas, utilizadas muito antes da descoberta da lâmpada e outros sistemas de iluminação elétricos. Com o advento da energia elétrica, a vela passou a apresentar utilidades diversas da original, umas delas é a decoração de ambientes, decoração de festas (casamento e formaturas), uso religioso e funerário. Para esse fim, foram desenvolvidas novas técnicas de fabricação, tanto artesanais quanto industriais.
As velas se tornaram importantes elementos decorativos, auxiliando a compor um ambiente com suas cores, bem como com a