oficina de serviço social
RESENHA: SAÚDE, SEGURANÇA E PREVIDÊNCIA SOCIAL NO TRABALHO
OFICINA DE SERVIÇO SOCIAL
RESENHA: SAÚDE, SEGURANÇA E PREVIDÊNCIA SOCIAL NO TRABALHO
Atividade exigida para obtenção parcial de nota da disciplina de Oficina de Serviço Social, do Curso de Assistente Social de Produção da Universidade Braz Cubas, sob a orientação da Profª Telma Ivanise.
Resenha: Saúde, Segurança e Previdência Social no Trabalho.
O acidente de trabalho e suas repercussões em torno da responsabilidade do empregador perante o empregado e a previdência social. Em relação aos acidentes cabe aos empregadores de um modo geral, cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, adotar medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão competente.
O cumprimento dos deveres do empregador exerce importante destaque na prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acidentes de trabalho que resultem em afastamento implicam à concessão de benefícios previdenciários de natureza acidentaria.
A previdência social objetiva garantir renda para o trabalhador e sua família em caso de invalidez, doença, acidente, prisão, morte e velhice além de proteção à maternidade e do desempregado involuntário. Também é de sua competência arrecadar, fiscalizar e cobrar as contribuições referentes ao seguro de acidentes de trabalho.
A falta de informação sobre a saúde do trabalhador dificultam as prioridades de intervenções publicas, sem contar que priva a sociedade para importantes condições de vida e trabalho. Uma iniciativa importante da previdência social é o PPP (Perfil Profissional Previdenciário) documento com o histórico laboral do trabalhador. Ele tem por objetivo a comprovação do exercício de atividade realizada no trabalho, relativo à exposição a agentes nocivos, comprovação esta que deverá ser feita perante o INSS.
O seguro de acidente de trabalho sempre teve um lado mais indenizatório do que preventivo, tendo a