Oficina de português anhanguera
Assinale a alternativa em que a palavra composta com radicais latinos significa “cultura de arroz”:
a. triticultura
b. orizicultura
c. cotonicultura
d. sericultura
e. cunicultura
Resposta Certa: b. orizicultura
Este teste requer um pouco de conhecimento sobre o significado de alguns radicais de palavra, que por meio do processo de formação nos dá a definição. (orizi+cultor) Que, ou o que se dedica á orizicultura. Orizicultura é cultura de arroz.
Questão 2:
(FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:
“Maria pediu ......psicóloga que .....ajudasse.....resolver o problema que.....muito.....afligia.”
a. pronome pessoal feminino (a)
b. contração da preposição a e do artigo feminino a (à)
c. artigo feminino (a)
d. preposição (a)
e. verbo haver indicando tempo (há
Resposta Correta: c. artigo feminino (a)
O primeiro “a” é contração, pois o verbo pedir rege preposição e o substantivo “psicóloga” requer artigo; o segundo “a” é pronome pessoal, pois não se pode usar, neste caso, pronome pessoal reto “ela” e sim oblíquo “a”; no terceiro “a” é preposição, pois o verbo ajudar rege preposição “a”; na quarta lacuna se trata do verbo haver na terceira pessoa do singular “há”; a quinta lacuna, idem a segunda, ou seja, não se pode usar pronome reto “ela”, pois não se trata de sujeito, mas sim objeto.
Questão 3:
Só os roçados da morte compensam aqui cultivar, e cultivá-los é fácil: simples questão de plantar; não se precisa de limpa, de adubar nem de regar; as estiagens e as pragas fazem-nos mais prosperar; e dão lucro imediato; nem é preciso esperar pela colheita: recebe-se na hora mesma de semear.
(João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina)
Substituindo-se os dois-pontos por uma conjunção, em “(...) pela colheita: recebe-se (...)”, mantém-se o sentido do texto APENAS em “(...) pela colheita,
a. já que se recebe (...)”
b. portanto se recebe (...)”
c. embora de receba