Oficina de português anhanguera dourados
Escolher uma resposta. a. alface, telefonema b. formicida, sentinela c. cal, dinamite d. lança-perfume, champanha e. gengibre, omoplata
Alternativa D
A alternativa “D” é a única em que se aparecem dois substantivos masculinos.
Apesar de se ouvir em muitos lugares "a champanhe” o correto seria "o champanhe" e "o champanha". A palavra pode ser escrita com "e" ou com "a" no fim, mas deve ser acompanhada sempre de artigo masculino, e nunca de artigo feminino, pois, se trata de substantivo masculino.
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 2
Notas: 1
(ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo:
Escolher uma resposta. a. Muito é a procura; pouca é a oferta. b. Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera. c. Estes são os candidatos que lhe falei. d. Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho. e. Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
Alternativa B
O uso do artigo definido “o”, não apenas define como também qualifica o profissional.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
(Univ. Fed. Sergipe) – “Os projetos que _________ estão em ordem; ________ ainda hoje, conforme _________.”
Escolher uma resposta. a. enviaram-me – devolvê-los-ei – lhes prometi b. enviaram-me – os devolverei – lhes prometi c. enviaram-me – os devolverei – prometi-lhes d. me enviaram – os devolverei – prometi-lhes e. me enviaram – devolvê-los-ei – lhes prometi
Alternativa E
Usamos a próclise quando houver palavras que atraem o pronome para antes do verbo, por exemplo, pronomes relativos (que) e conjunções subordinativas (conforme). Quando o verbo está no futuro (presente ou pretérito) usamos a mesóclise, mas se houver uma palavra atrativa antes do verbo no futuro, usa-se a próclise.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: