Oficina de língua portuguesa (anhanguera-2012)
Completado em sexta, 15 junho 2012, 16:37
Tempo empregado 23 minutos 13 segundos
Nota 8 de um máximo de 10(80%)
Question 1
Notas: 1
(FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:
“Maria pediu ......psicóloga que .....ajudasse.....resolver o problema que.....muito.....afligia.”
Escolher uma resposta. a. pronome pessoal feminino (a) b. contração da preposição a e do artigo feminino a (à) c. artigo feminino (a) d. preposição (a) e. verbo haver indicando tempo (há)
Alternativa C
O primeiro “a” é contração, pois o verbo pedir rege preposição e o substantivo “psicóloga” requer artigo; o segundo “a” é pronome pessoal, pois não se pode usar, neste caso, pronome pessoal reto “ela” e sim oblíquo “a”; no terceiro “a” é preposição, pois o verbo ajudar rege preposição “a”; na quarta lacuna se trata do verbo haver na terceira pessoa do singular “há”; a quinta lacuna, idem a segunda, ou seja, não se pode usar pronome reto “ela”, pois não se trata de sujeito, mas sim objeto.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
(FUVEST) Além de parecer não ter rotação, a Terra parece também estar imóvel no meio dos céus. Ptolomeu dá argumentos astronômicos para tentar mostrar isso. Para entender esses argumentos, é necessário lembrar que, na antiguidade, imaginava-se que todas as estrelas (mas não os planetas) estavam distribuídas sobre uma superfície esférica, cujo raio não parecia muito superior à distância da Terra aos planetas. Suponhamos agora que a Terra esteja no centro da esfera das estrelas. Neste caso, o céu visível à noite deve abranger, de cada vez, exatamente a metade da esfera das estrelas. E assim parece realmente ocorrer: em qualquer noite, de horizonte a horizonte, é possível contemplar, a cada instante, a metade do zodíaco. Se, no entanto, a Terra estivesse longe do centro da esfera estelar, então o campo de visão à noite não seria,