OFICINA de LIDERANÇA CRISTÃ
[LIDERANÇA CRISTÃ: A CLAREZA, O RENOVO E A MISSÃO]
LIDERANÇA CRISTÃ: A CLAREZA, O RENOVO E A MISSÃO1.
Você pode até ser bom líder para os homens, mas ser um líder de Deus são outros 500!
Nós temos diante de nós uma realidade desafiadora de "construir" uma nova geração de lideres cristãos: mulheres e homens de Deus, que respiram Sua Palavra que cultivam intimidade com Ele que sabem discernir Sua vontade nos acontecimentos mais corriqueiros da vida.
1 – A CLAREZA:
- O Chamado e a sua resposta - Um chamado "natural", “desafiador", profundo, excêntrico, místico???? Como saber? Como discernir? (ITm1:12-19). È preciso ter clareza, trazer a memória e perseverar firmemente!
“Conhecimento é para compromisso”.
A resposta ao chamado depende muito da nossa disposição para servimos a Deus a ao próximo ( Compromisso vertical e horizontal ).
- O líder e a oração: o seu termômetro.
“Muita oração, muita poder, pouca oração pouco poder, nenhuma oração nenhum poder". "A questão não é orar até que Deus nos ouça o que lhe pedimos, mas até entender aquilo que Ele nos pede" (Sóren Kierkegaard).
a) Eu e meus pecaditos, um convite a humildade.
"eu" não posso ser líder espiritual, não posso conduzir o Povo de Deus, se não tiver a capacidade de reconhecer o pecado em mim primeiramente. Não é o pecado dos outros que interessam primeiramente, mas o seu próprio pecado.
b) Precisa-se de intercessores que “vistam a camisa”.
Talvez tivéssemos que gastar muito tempo falando da vida apaixonada de Neemias,
Moisés, Josué, Davi e tantos outros lideres que a Bíblia apresenta. Uma coisa iríamos encontrar neles "paixão" pelo povo que eles lideravam. Como líderes estudantis, assessores e diretorias do movimento temos que orar apaixonadamente, pelos estudantes e pelo movimento que fazemos parte.
- Os custos da liderança.
“Ninguém lhe prometeu um mar de rosas”
a) Auto-sacrifício.
O auto-sacrifício é parte do preço que deve ser pago diariamente (Lc.9:23).