"OFICINA DE GESTÃO: A DINÂMICA DOS AMBIENTES EMPRESARIAIS"
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
"OFICINA DE GESTÃO: A DINÂMICA DOS AMBIENTES EMPRESARIAIS"
TERESINA-PI, 2012.
A complexidade dos ambientes empresariais
Acompanhar as constantes mudanças e tendências dos mercados tem sido um dos grandes problemas para as organizações que primam pela satisfação dos clientes, através da oferta de produtos e serviços. O ritmo das mudanças é tão rápido que acaba, necessariamente, determinando o sucesso ou fracasso dos objetivos e estratégias organizacionais.
Entende-se hoje que o caminho para o sucesso está no fortalecimento dos relacionamentos com seus públicos, criando elos e rotinas que melhoram a imagem das empresas, aumentando a qualidade percebida e garantindo assim, a superação de suas tão desejadas metas comerciais e financeiras.
Nesse intenso movimento de mudanças, o processo de gestão empresarial passa por novos desafios e os gestores passam a trabalhar com novos modelos de decisão. As preocupações de certa forma sempre existiram, todavia o ambiente as tornou mais agudas e o estágio atual de avanço tecnológico tem propiciado o desenvolvimento de instrumentos e métodos operacionais mais eficientes.
Os estudos em torno dos relacionamentos organizacionais têm tido uma importância crescente no seio da investigação em ciências empresariais. O conjunto dos interessados (stakeholders) de um projeto engloba todas as pessoas que de alguma forma podem influir no sucesso do projeto. Assim considera-se interessado desde a própria empresa, os fornecedores, o público externo (tanto os clientes quanto os concorrentes) e o governo. Cada projeto tem seu grupo de stakeholders próprio. Os stakeholders na verdade, são todos aqueles que influenciam uma empresa, ou seja, os comprometidos com o projeto, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa. Sendo assim, o trabalho realizado pelos acadêmicos do curso de Administração de Empresas da Universidade