Oficina de capacitação
SANEAMENTO BÁSICO
1
PLANO MUNICIPAL DE
SANEAMENTO BÁSICO
Oficina de Capacitação
2
MÓDULO I
Histórico e Evolução dos Sistemas de
Saneamento
3
1
EVOLUÇÃO DO SANEAMENTO
Historicamente o ser humano sempre procurou construir suas moradias próximas às fontes de água, já que este recurso é essencial à satisfação de suas necessidades básicas.
À medida que foram sendo desenvolvidas e difundidas técnicas de exploração e distribuição de água mais eficazes, o ser humano pôde pode expandir seus domínios de moradia e produção para locais cada vez mais distantes destes recursos.
Expansão da mancha urbana e densificação da urbana 4
EVOLUÇÃO DO SANEAMENTO
ANTIGÜIDADE
As civilizações grecos-romanas foram pioneiras na área de saneamento, construindo grandes aquedutos e áreas de banho.
IDADE MÉDIA
Retrocesso nos aspectos sanitários. Domínio intelectual da
Igreja. Ocorrência de pestes e doenças.
IDADE MODERNA
Formação de uma classe intelectual que impulsionou a criação de escolas e o desenvolvimento das ciências. O conhecimento sobre a relação entre a saúde e o saneamento foi fortalecido, levando ao desenvolvimento científico da saúde pública.
5
EVOLUÇÃO DO SANEAMENTO
IDADE CONTEMPORÂNEA
Processo de revisão dos direitos humanos e do próprio conceito de cidadania. Nos países desenvolvidos, os problemas de saúde foram tomados como prioritários, o que promoveu o aumento da expectativa de vida, e o declínio das taxas de mortalidade.
Entretanto, a explosão demográfica e a densificação dos grandes centros urbanos superou os esforços de modernização do saneamento. A evolução tecnológica e a industrialização nos países desenvolvidos possibilitaram a execução em larga escala de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
6
2
SANEAMENTO NO BRASIL
SÉCULO XIX
As principais cidades brasileiras operavam o saneamento através de empresas inglesas. Destaca-se o planejamento e