Oficina de aproveitamento integral dos alimentos
Sujeitos: Grupo de mulheres da USF Chico Mendes/Ximboré
Objetivo: levar as mulheres à reflexão sobre o desperdício de alimentos no Brasil e realizar atividade de aproveitamento integral dos alimentos na perspectiva de ser esta proposta, também, uma ação de promoção da saúde.
Data: 22 de agosto de 2011
Local: Unidade de Saúde da Família
Roteiro:
1- Dinâmica da letra do nome: dinâmica de apresentação, onde cada um, segurando um abacaxi ou batata (ditado:com abacaxi na mão) fala o nome de uma fruta (ou outra comida) que comece com a primeira letra do seu nome (Ex.: Daniela – delícia de abacaxi) e relaciona a fruta/comida com você. Em seguida, passa o abacaxi ou batata para outra pessoa, até todos se apresentarem.
2- Apresentação do tema e vídeo “Ilha das Flores”: perguntar por que elas acham que vamos fazer essa atividade. (aumentar a ingestão de nutrientes e ajudar a diminuir o desperdício dos alimentos). Passar o vídeo, que fala sobre desperdício dos alimentos/ má distribuição de renda no Brasil. Mostras dados de desperdício no Brasil e problematizar: por que existe tanto desperdício? Falta terra para plantar? Quem desperdiça? Os pobres ou os ricos? As pessoas ou as empresas que trabalham com produção de alimentos? Fechar a discussão falando que escolhemos discutir desperdício dos alimentos não porque elas desperdiçam, mas para que elas possam pensar sobre isso.
3- Prática: fazer receitas e falar do valor nutricional dos alimentos utilizados relacionando-os também com a alimentação adequada para as pessoas. Sugestões: - Assado de cascas de chuchu (página 14) - Manjar de beterraba (página 40) - Refrigerante caseiro (página 43) São receitas que levam pouco açúcar e sem fritura (coisa difícil nessa cartilha). O refrigerante é aprovadíssimo.
4 – Avaliação da