Oficina anhanguera de português
1
Notas: 1
Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios?
I. E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ____ que ouvira em Limoeiro. (J. Lins do Rego)
II. Habituara-se ______ boa vida, tendo de um tudo, regalada. (J. Amado)
III. Depois do meu telegrama (lembram: o telegrama em que recusei duzentos mil-réis ___ (pirata), a "Gazeta" entrou a difamar-me. (G. Ramos)
IV. Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não fazer _____. (Millôr Fernandes)
resposta: àquele, àquela, àquele, aquilo
2
Notas: 1
(PUCCAMP) A frase em que a concordância nominal está correta é: resposta: Esses livro e caderno não são meus, mas poderão ser importante para a pesquisa que estou fazendo.
3
Notas: 1
(FUVEST) “Na reunião do Colegiado, não faltou, no momento em que as discussões se tornaram mais violentas, argumentos e opiniões veementes e contraditórias.” No trecho acima, há uma infração as normas de concordância.
a) Reescreva-o com devida correção.
b) Justifique a correção feita respostas: a) "Na reunião do colegiado, não faltaram, no momento em que as discussões se tornaram mais violentas, argumentos e opiniões veementes e contraditórias."
b) Concorda com o sujeito "argumentos e opiniões". correta
4
Notas: 1
(Univ. do Amazonas) – Observe o termo destacado na seguinte frase: “A porta do armazém fora encontrada aberta, sem o menor vestígio de violência, caixas com fazendas abertas e a gaveta que continha o dinheiro arrombada.” (Domingos Olímpio). O termo arrombada exerce a função sintática de: resposta: predicativo
5
Notas: 1
Considerando a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em:
resposta: Reino com novo rei, (...) povo com nova lei correta
6
Notas: 1
(FUVEST-SP)