OFICIAL PMERJ
Segundo a Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 76% das grandes empresas levam em consideração a demanda do consumidor para tomar a decisão de introduzir novos processos e produtos.
A pesquisa mostrou que 70% das empresas apostaram na inovação para reduzir custos. Outros fatores considerados importantes. É a busca por maior participação no mercado (69%) e o crescimento da demanda interna ( 61,9%)
Para os pesquisadores é natural que as exigências dos consumidores tenham alta importância para decisão de inovação. A pressão de custo, entretanto, pode estar sendo influenciada por fatores macroeconômicos que possibilitam maior competição com bens importados e também aos elevados custos de operação no mercado de crédito domestico.
Elevado também é o percentual de empresas que declaram a intenção de introduzir inovações durante o ano. Mais de 77% dos pesquisados tem esta expectativa. Quase 60% querem lançar ao menos um produto novo para a empresa, mas existente no mercado, e 22,8% planejam lançar um produto novo no mercado. A expectativa de inovação em processo chega a 53,9%, sendo que 19,2% das empresas declararam a intenção de inovar no mercado nacional.
Menos de 23% das empresas declararam que pretendem lançar novos produtos no período e pouco mais de 19% afirmaram que querem introduzir uma inovação de processo por trimestre.
2- A RAPIDEZ NO ATENDIMENTO
Quanto menor for o tempo de entrega prometido, mas atraente é a oferta para o consumidor.
Com mais de uma década de existência no mercado nacional, o comércio eletrônico vai aos poucos estabelecendo seus próprios padrões operacionais. Em seus primeiros anos, o comercio eletrônico tomou emprestado o modelo funcional do varejo.
Todavia, o acentuado aumento do nível de atividades (crescimento de mais de 30%) forçou mudanças profundas em quase todos os processos fundamentais. Hoje se pode afirmar que o comércio eletrônico das grandes lojas tem um modelo