oferta e demanda
Oferta e Demanda
São Paulo
2014
Oferta e Demanda
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Semestre: 1°
São Paulo
2014
Sumário
Oferta e Demanda
Oferta
Oferta é todo produto, é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. É a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. A oferta depende de algumas variáveis:
A quantidade ofertada de um bem;
O preço desse bem;
O preço dos bens concorrentes a este;
O custo de produção destes bens;
A tecnologia empregada na fabricação destes produtos. Quanto maior for o preço pelo qual uma mercadoria pode ser vendida, mais produtores estarão dispostos a fornecê-la. O preço alto incentiva a produção. Em oposição, para um preço abaixo do equilíbrio, há uma falta de bens ofertados em comparação com a quantidade demandada pelo mercado. Isso faz com que o preço caia. O modelo de oferta e demanda prevê que, para curvas de oferta e demanda dada, o preço e quantidade irão se estabilizar no preço em que a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada.
Para uma determinada quantidade de um bem, o ponto do preço na curva da demanda permite determinar o valor para os consumidores para essa unidade de produto. Ele indica a quantia que um consumidor estaria disposto a pagar por aquela unidade específica do bem. O preço no ponto de equilíbrio é determinado pela conjugação da oferta e demanda. Por isso podemos dizer que, em mercados perfeitamente competitivos, a oferta e a demanda conseguem um equilíbrio entre o custo e o valor
Demanda
Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item.