Oferta e demanda
Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra.
Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
Mercado futuro é um mercado em que se negociam compromissos de compra e venda que só serão realizados no futuro. O objetivo desse tipo de negócio não é receber o produto final, mas ganhar dinheiro com a variação dos preços, que mudam diariamente.
Nesse mercado, são negociados contratos: neles, uma das partes se compromete a vender e a outra a comprar um determinada mercadoria por um preço específico a ser cobrado em uma data futura.
O produto negociado nesses contratos é um ativo financeiro, como ações de uma empresa, ou commodities. As mercadorias negociadas nesse mercado precisam seguir padrões comuns aos mercados do mundo todo, para que o investidor possa negociá-la à distância e sem escolher cada produto ou ativo individualmente
Comércio exterior é o conjunto das compras e vendas de bens e serviços feitos entre países. Quando um país vende um bem ou serviço a outro, a operação é chamada de exportação. Quando compra de outro país, efetua realiza uma importação.
A balança comercial, por sua vez, é o resultado dos valores recebidos pelas exportações, menos os valores pagos pelas importações. Quando as exportações superam as importações, a balança é superavitária. Quando as importações somam mais que as importações, a balança é deficitária.
Os governos estimulam as importações porque elas representam a entrada de recursos na economia do país.
Em 2009, as exportações brasileiras somaram US$ 152,25 bilhões, e as exportações, US$