Oferta de mercado
Oferta de Mercado
Oferta de mercado é o somatório de todas as ofertas individuais, ou seja, de todos os vendedores.
É a quantidade de produtos que vendedores desejam e podem produzir para vender a diversos níveis de preço.
Existe uma relação direta/ positiva entre preço e quantidade (Lei Geral da Oferta). Quando se trata de oferta deve-se pensar como um empresário, ou seja, se o preço estiver subindo eu vou vender mais produtos.
Determinantes da Oferta: Preço, Preço dos insumos, Tecnologia, Expectativa, Concorrência, Demanda, Sazonalidade, Impostos, Temperatura, Disponibilidade dos insumos.
A diminuição dos impostos, melhoria da tecnologia, aumento dos subsídios aumentam a oferta. O aumento dos impostos, piora da tecnologia, diminuição dos subsídios diminuem a oferta.
Aumento da Oferta: Número de produtores e/ou vendedores aumenta, A tecnologia melhora, Custos diminuem, Impostos diminuem, Subsídios aumentam, Os preços de produtos alternativos diminuem.
Diminuição da Oferta: Número de produtores e/ou vendedores diminui, A tecnologia se deteriora, Custos aumentam, Impostos aumentam, Subsídios diminuem, Os preços de produtos alternativos aumentam.
Oferta e Demanda -
Preço de Equilíbrio: preço onde as duas curvas se cruzam. A quantidade demandada e ofertada é igual.
Quantidade de equilíbrio: quantidade determinada pela intersecção das curvas de oferta e demanda.
O equilíbrio em um mercado competitivo
É chegado o momento de juntar os dois lados do mercado, o da oferta e o da demanda, chamado de preço de equilíbrio, ao qual corresponderá uma igualdade entre as quantidades ofertada e demandada, há uma coincidência de desejos, a fim de ver de que maneira o preço e a quantidade de equilíbrio são determinados. Nossa atenção estará voltada somente aos mercados do tipo competitivos, que são aqueles em que existem muitos compradores e