Odontologia
O dente supranumerário é qualquer dente que exceda o número normal nas dentições decídua (20) ou permanente (32) (3,4,8,10,11).
Etiologia:
A etiologia desta Anomalia ainda não foi claramente estabelecida(3,4,7,8,9,10,11). Porém, uma série de teorias tem sido sugeridas para sua ocorrência. Alguns autores acreditam no processo filogenético do atavismo (4,8,11), em que os dentes adicionais seriam uma recuperação dos dentes suprimidos no processo evolutivo do ser humano, ou seja, manifestação em gerações atuais de características dos nossos ancestrais(4).
Outra teoria é a da ocorrência de um distúrbio no estágio de morfodiferênciação da odontogênese, talvez comprometendo o estágio de histodiferenciação dentária (4,6), levando à divisão do germe dentário normal em duas partes iguais (eumorfos) ou um igual e outro diferente (dismorfo) (8,10,11). Porém, a teoria mais aceita é a da hiperatividade da lâmina dentária(3,6,8,9,10,11), resultando na formação de um germe dentário além do número normal, na dentição permanente ou decídua. Sendo este fenômeno resultado de uma alteração local e independente (6,8).
Fatores hereditários também tem sido considerados (1,3,5,6,9,10) . Para CERQUEIRA, et. al. (3) existem dois tipos de herança nos casos de supranumerários: herança dominante com penetrância incompleta (6) ou herança poligênica presente nos casos de múltiplos supranumerários (5).
COUTO FILHO, et. al. (4) (2002) relata, ainda, fatores externos como o trauma durante o desenvolvimento do folículo dentário causando sua divisão e favorecendo o aparecimento desta anomalia.
A presença de supranumerários pode ser parte de uma desordem sistêmica. As síndromes mais comuns com incidência de múltiplos dentes supranumerários são: Fissuras Lábio-Palatais, Disostose Cleidocraniana e Síndrome de Gardner(3,4,7,8,9,10,11).
As Fissuras Lábio-Palatais ocorrem em conseqüências de falhas ou defeitos do desenvolvimento ou da maturação dos processos embrionários. Na etiologia