Odontologia e câncer de boca
Edmundo Sales Dias 1, Estella Maris Pereira 2, Millena Ap. Souza Marinho3, Rafaela Fernanda Gomes4, Juliano Vilela Dande 5
1Inapós/Departamento, Endereço, e-mail 2 Inapós /Departamento, Endereço, e-mail 3 Inapós /Departamento, Endereço, e-mail 4 Inapós /Departamento, Endereço, e-mail
Resumo (até 250 palavras) As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
Palavras-chave: (até 5 palavras) câncer bucal, metástase, cavidade oral
Área do Conhecimento: Ciências da Saúde
Introdução
O Câncer é a doença sistêmica produzida por reprodução e desenvolvimento celulares anômalos, independentes do controle biológico, e que no seu curso natural, leva à caquexia e morte do indivíduo (CASTRO, 2000).
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca) (BRASIL, 2009).
Os fatores de risco para o câncer de boca são: idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, o consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-adaptadas (BRASIL, 2009).
Dentre os processos traumáticos, destaca-se a ação de próteses mal ajustadas e a presença de dentes fraturados, com predomínio de lesões traumáticas localizadas em língua, na região gengivo-jugal e palato (BLOT et al,1988; CAMARGO,2001).
Investigações epidemiológicas têm mostrado que os hábitos de fumo e álcool são os principais fatores de risco para o câncer na cavidade oral (BLOT et al,1988). Os dois principais fatores de risco relacionados ao