Odontologia Resumo de Dentística
Nomenclatura: São termos usados para comunicação entre profissionais da mesma área. Na odontologia é importante para compreender o preparo das cavidades.
Cavidades: São os preparos dos dentes. Denominadas: - De acordo com o nº de faces: 1 – Simples, 2 – Composta, 3 – Complexa; - De acordo com a face envolvida: Ex. Cavidade Mesio-oclusal (MO)
Planos Dentários:
- Horizontal: Perpendicular ao eixo longitudinal do dente.
- Vestíbulo-lingual: Plano paralelo ao eixo longitudinal do dente. Divide o dente em M e D.
- Médio-distal: Plano vertical e paralelo ao longo eixo do dente. Divide o dente em V e L.
Partes Constituintes da Cavidade: Paredes, ângulos diedros, triedros e cavosuperficial.
- Paredes: Limites internos da cavidade. - Circundantes: Paredes laterais da cavidade. - De Fundo: Assoalho da cavidade, sendo axial (perpendicular ao eixo longitudinal do dente) ou pulpar (paralela ao eixo longitudinal do dente).
- Ângulos Diedros: União de duas paredes da cavidade. - Do 1º grupo: União de paredes circundantes. Ex: Vestíbulo-gengival. - Do 2º grupo: União de 1 parede circundante com 1 de fundo. Ex: Vestíbulo-pulpar. - Do 3º grupo: União de duas paredes de fundo. Ex: Áxio-pulpar.
- Ângulos Triedros: União de três paredes da cavidade. Ex: Vestíbulo-pulpo-axial.
Obs: Exceção na classe III (Ângulos diedros e triedros incisais).
- Ângulo Cavosuperficial: União das paredes da cavidade com a superfície externa do dente.
Classificação das Cavidades:
- Finalidade: - Terapêuticas: Visa à reconstrução morfológica, funcional e estética dos dentes. - Protética: Para que as restaurações apóiem e retenham as próteses fixas ou removíveis.
- Etiológica: - Cavidades de cicatrículas e fissuras. - Cavidades de superfícies lisas.
- Artificial: - Classes I, II, III, IV e V. - Classe I: Cavidades preparadas em regiões de má-coalescencia de esmalte, cicatrículas e fissuras, na face oclusal de pré-molares e