Odontologia forense
LESÕES DE ARMA BRANCA
Instrumentos Lesivos que diferem das armas de fogo
Características das Lesões:
Lesões Punctórias: Produzidas pro instrumentos perfurantes. Embora circulares, podem ser deformadas pelas linhas de força das fibras elásticas e musculares subcutâneas (ferida oval, triangular, em seta, em quadrilátero), seguido as leis de Filhos e Langer, que não se cumprem no cadáver, mas apenas no vivo.
LEIS DE FILHOS E LANGER
Primeira lei de Filhos: As soluções de continuidade dessas feridas assemelham-se às produzidas por instrumentos de 2 gumes ou tomam a aparência de casa de botão.
Segunda lei de Filhos: Quando essas feridas se mostram numa mesma região onde as linhas de força tenham um só sentido, seu maior eixo tem sempre a mesma direção.
Lei de Langer: Na confluência de regiões de linhas de forças diferentes, a extremidade da lesão toma o aspecto de ponta de seta, triângulo ou quadrilátero
Lesões Incisas: São típicas dos instrumentos cortantes. Chama-se incisão apenas quando é cirúrgica. Apresenta-se mais profunda na parte central (corpo), superficializando-se nos extremos (cabeça e cauda, ou cauda de entrada e cauda de saída). A lesão incisa exibe bordas e vertentes regulares que se coptam perfeitamente. Margens sem escoriações ou esquimoses. Fundo sem trabéculas.
Elementos específicos podem ser observados em alguns tipos de lesões incisas:
Sinal do espelho (deBonnet): Borrifo ou respingos de sangue no espelho nos casos de esgorjamento suicida.
Inclinação da lesão de esgorjamento, para diferenciar suicídio (oblíqua) de homicídio (horizontal)
- Lesões de defesa: Localizadas em antebraços (face dorsal e borda ulnar) e palma das mãos.
Lesões Perfuroincisas: Provocadas por instrumentos perfurocortantes com um ou dois gumes (faca-peixeira, adaga). Feridas mais profundas do que largas, que têm a maioria dos elementos das lesões incisas (bordas, margens, vertentes, fundo). Assumem forma de botoeira, com uma