Odontologia Desportiva
Questão 8) A glicose possui três sítios de controle que são as conversões entre: glicose e glicose 6-fosfato, frutose 6 –fosfato e frutose 1,6-bisfosfato, fosfoenolpiruvato e piruvato. Estes pares de substâncias se fazem presente em três reações irreversíveis, e se constituem nos pontos de regulação da via glicolítica:
A) Hexocinase
A hexocinase é inibida pelo produto da reação, glicose 6-fosfato. Esta enzima está presente na maioria dos tecidos e apresenta um Km igual a 0,1mM para a glicose presente no sangue.
No fígado, além da hexocinase está presente uma isoenzima, a Glicocinase, que também fosforila a glicose, utilizando ATP, mas não é inibida pelo produto da reação. Esta enzima apresenta um Km cerca de 100 vezes maior para a glicose, do que a hexocinase e é inibida pela frutose-6-fosfato, enquanto a frutose-1-fosfato estimula a sua atividade. Por essa razão, quando os níveis de glicose circulante estão altos, o fígado utiliza glicose a uma velocidade considerável e com isso mantém normal a glicemia. Por outro lado, tecidos como o cérebro utilizam glicose mesmo quando a sua concentração no sangue e no tecido se encontra em níveis muito baixos.
B) Fosfofrutoquinase
Sítio de controle mais relevante. A glicose-6-fosfato pode fluir tanto para a glicolise como para uma das vias oxidativas secundarias. A reação irreversível catalisada pela foafofrutoquinase-1 é o passo que compromete a célula com a metabolização da glicose através da glicolise. O ATP não é apenas o substrato para a fosfofrutoquinase-1, mas também o produto final da via glicolitica. Quando níveis altos de ATP sinalizam que a célula esta produzindo o ATP mais depressa do que consome, o ATP inibe a fosfofrutoquinase-1 ligando-se a um sitio alosterico e diminuindo a afinidade da enzima pelo seu outro substrato, a frutose-6-fosfato. Quando o consumo de ATP sobrepassa a sua produção o ADP e o AMP aumentam em concentração, e agem alostericamente