Odontogênese
1ª Lâmina Primária (6 - 7 semana V.I.U. até completar 2º mês de V.I.U) - relaciona-se com a dentição decídua, e ocorre durante o 2º mês de vida intra-uterina.
2ª Lâmina Secundária (4º mês V.I.U. ao 10 mês idade) - responsável pela formação dos dentes permanentes de substituição, formada sempre do lado lingual do órgão dental do correspondente dente decíduo. Para os incisivos centrais permanentes forma-se a lâmina secundária no 5º mês de vida intra-uterina. A lâmina do 2º pré-molar se forma na criança com 10 meses de idade.
3ª Lâmina Terciária (4º mês V.I.U até 5 anos de idade) - à medida que as arcadas dentárias se alongam, a lâmina primária cresce para distal, e com esta expansão forma-se a lâmina terciária, de onde surgirão os primórdios dos órgãos dentais dos molares permanentes, que não são dentes de substituição.1º molar permanente: 4 meses de vida fetal. 3º molar permanente: 5º ano de vida
LÂMINA VESTIBULAR: Logo após o início do período de formação da lâmina dentária, ocorre um espessamento epitelial, localizando-se por vestibular e paralelo a mesma, no futuro rebordo dos maxilares, também orientado em direção ao ectomesênquima. Esta segunda formação não é tão maciça como a lâmina dentária e as suas células centrais sofrem degeneração formando um sulco, chamado sulco labial. À medida que este sulco vai progredindo em profundidade e extensão, vai se delimitando o rebordo alveolar propriamente dito. A lâmina vestibular formará o vestíbulo oral entre a porção alveolar dos maxilares, os lábios e bochechas.
FASE DE BOTÃO: Representa o esboço inicial da fase do desenvolvimento do órgão dentário. Nesta etapa, o ectoderma forma maciços celulares arredondados em 10 pontos diferentes da lâmina dentária, que correspondem a posição dos futuros dentes decíduos, em cada futuro arco dentário, superior e inferior. A formação dos botões dentários tem início num embrião de 23 mm aproximadamente. Os botões correspondentes aos vários dentes