Odonto
O implante dentário é um pino de titânio, muito parecido com um pequeno parafuso, que é colocado no osso do paciente e que substitui a raiz de um dente perdido. Logo, esse pino vai funcionar como uma raiz artificial, a qual será responsável por suportar uma prótese dentária, que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função.
Ele é recomendado para quase todos os casos de ausência de dentes, ou seja, pode ser para repor apenas um dente ou até mesmo todos os dentes, dente com fratura ou com uma cárie extensa, que necessita ser extraído também pode ser substituído, pessoas que fazem uso de próteses removíveis parciais ('pontes') ou totais ('dentadura') mesmo por muitos anos, pode se submeter a este tipo de tratamento também, desde que faça uma avaliação clínica e radiográfica criteriosa, pois quanto mais tempo o paciente fica sem os dentes, maior é a perda de osso para ancorar o implante. Se o paciente não tiver osso suficiente para a instalação do implante, é necessário ser executado uma cirurgia de enxerto ósseo e depois ser feita a colocação dos implantes.
O procedimento para a colocação de implantes é realizado no próprio consultório odontológico, sob anestesia local, através de uma pequena cirurgia, na qual é feito um pequeno orifício no osso da maxila ou da mandíbula do paciente, e o implante é então "parafusado". O implante demora de 2 a 6 meses para cicatrizar (processo chamado de osseointegração). Após esse tempo é iniciada a fase de moldagem para a confecção e a instalação da prótese dentária sobre o implante.
"As estatísticas confirmam um sucesso de aproximadamente 95%, porém, vale ressaltar que os