ODM - Objetivos do Milênio
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 países aliados e criada para sintetizar acordos internacionais alcançados que estão sendo discutidos, elaborados e expandidos globalmente.
Os ODMs pautam-se na ideia de que juntos podemos mudar nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país e o nosso planeta, transformando-os em lugares mais justos, solidários e melhores de se viver. Todos os objetivos prevêem resultados e indicadores precisos, atingíveis por meio de ações concretas dos governos e da sociedade na busca pela solução dos principais problemas da humanidade.
O segundo objetivo, posteriormente relatado, visa garantir o ensino básico universal. Todos, sem exceções devem presenciar uma educação de qualidade. A educação é o motor que pode atingir o sucesso dos demais objetivos.
2 METAS DO OBJETIVO
O programa tem como objetivo principal garantir que até o ano de 2015 (dois mil e quinze), todas as crianças tenham recebido uma educação de qualidade e concluído o ensino básico,independente de seu sexo. Tal objetivo foi aprovado e fixado pelas Nações Unidas, e aderido pelos 191 (cento e noventa e um) países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo é assegurar a sustentabilidade do planeta e o desenvolvimento global.
O esforço de incluir o projeto de educação de qualidade nos ensinos básicos mundialmente é uma forma diferenciada e criativa de inovar a valorização e prosseguir com tal iniciativa que garante melhorar a qualidade de vida das pessoas e busca pela igualdade social.
3 Indicadores utilizados para avaliar o cumprimento das metas.
Alguns meios devem ser inseridos para a avaliação do cumprimento das metas, estes, mobilizam integrantes interessados na melhor qualidade de vida e sustentabilidade do planeta, que presenciam tal desenvolvimento ou retrocesso dos objetivos por meio de congressos realizados internacionalmente todos os