Odisseu
A vitamina D, também conhecida como vitamina do sol, é essencial para manter o equilíbrio mineral no corpo. É uma vitamina lipossolúvel e as formas principais são conhecidas como vitamina D2 ou ergocalciferol, encontradas em alimentos de origem vegetal, e vitamina D3 ou colecalciferol: sintetizada na pele por ação dos raios ultravioletas do sol.. A principal função fisiológica da vitamina D é manter as concentrações de cálcio e fósforo em uma taxa suficiente para a homeostase, aumentando a eficiência do intestino delgado em absorver o cálcio e o fósforo da dieta mobilizando os depósitos destes nos ossos.
Em princípio a vitamina D é biologicamente inativa. Seus precursores são o Ergosterol ou provitamina D2 e 7-Desidrocolesterol ou provitamina D3 (presente na pele). Para que este composto seja ativado, ele deve ser transformado na pele (graças ao sol) originando a pré-vitamina D3, uma substancia termolábil que forma a vitamina D3. Já a forma ativa da provitamina D2, o ergocalciferol, é encontrada em alimentos de origem vegetal, pela irradiação do ergosterol.
Síntese cutânea de vitamina D: A importância do sol na ativação da vitamina D3 O sol emite um amplo espectro de radiação eletromagnética e uma pequena faixa de radiação (UVB) é responsável pela fotólise da provitamina D na derme e epiderme. Durante a exposição à luz solar a provitamina D3 ou 7-Desidrocolesterol é convertida em pré-vitamina D3. Assim que a pré-vitamina D3 é produzida na pele, ela imediatamente começa a equilibrar termicamente a vitamina D se isomerizando em vitamina D3.
No entanto a exposição prolongada ao sol não aumenta a produção de pré-vitamina D3, pelo contrário, ela é convertida em produtos biologicamente inertes, sendo incomum a