Odisseia no cinema
Odisséia
no
Cinema s e õ ç a t
Adap
Cinema e Literatura
“O cinema e a literatura mantém uma relação quase tão antiga quanto o próprio cinema. Quando a
7º arte percebeu todo seu potencial narrativo, procurou se apoiar em um modo já consagrado de contar história, a literatura. Por outro lado, a literatura ao se deparar com essa nova arte do movimento, não apenas incorporou muito dela em si mesma, como também percebeu que finalmente poderia se libertar a tarefa de narrar, pois o cinema ocupava agora esse lugar, e se aventurar no campo da experimentação. Abordagens
Visão Literária
“Toda e qualquer comunidade apresenta diferentes maneiras para se expressar artisticamente, entre elas a Literatura, a qual destina-se a ser objeto de apreciação, lazer e estudo. A Literatura é a arte da palavra, seu material é a palavra.
Partindo das experiências pessoais e sociais que vive o artista, ele transcreve ou recria a realidade, dando origem a uma supra realidade ou a uma realidade ficcional.” “Ao transcrever a realidade se pode usar a imaginação, tanto o autor como o leitor, são livres para recriar livremente a realidade ao escrever e ao ler o texto, que chega até nós por diversas linguagens: pela palavra
(linguagem verbal, oral e escrita), pela imagem
(linguagem visual e sonora), pela representação (linguagem teatral), pelos gestos (linguagem gestual), entre outras.”
Visão
Cinematográfica
“O cinema, também é uma manifestação artística, expressa a cultura de uma população e desperta prazer, diversão e consciência nesta ou em qualquer outra população.
Há maior quantidade e diversidade de linguagem não-verbal, onde possuem diferentes significados na construção das cenas, a partir da simultaneidade dos elementos sígnicos utilizados, apresentando motivação na imitação do real.”
Semiótica
“A semiótica provém da raiz grega
‘semeion’, que denota signo.
Assim, desta mesma fonte, temos
‘semeiotiké’, ‘a arte dos sinais’.
Esta esfera do conhecimento existe há um longo