Odio dor e sofrimento
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA DE FILOSOFIA
ÓDIO, DOR E SOFRIMENTO.
O Sofrimento
Sofrimento é uma emoção motivada por qualquer condição que submeta nosso sistema nervoso ao desgaste. O sofrimento poder estar em nosso consciente ou inconsciente, se manifestando através de dor ou infelicidade, e em esgotamento ou cansaço respectivamente. O sofrimento pode afetar a estrutura humana, intervindo na memória, imaginação ou fantasia; do passado, presente e futuro.
Na maioria dos casos, o sofrimento é considerado um sentimento que causa dor, desolação, angústia e falta de autoconfiança, ou seja, como uma coisa ruim, que deveria ser banida de nossas vidas.
Segundo o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), sofrer significa muito mais do que isso, pois sem sofrimento não há vitória, não há sucesso. Embora muitos imaginem o sucesso como fácil e natural para algumas pessoas, na visão de Nietzsche não existe um caminho reto até o topo. "Não falem de dons ou talentos inatos.” “Aquilo que não causa minha morte, torna-me mais forte”.
Dificuldades todos têm e passam na vida, a questão é como encaramos o sofrimento, as dificuldades, os fracassos. Concluindo que uma das piores era afogar as mágoas.
“Mas as dificuldades que passamos podem ser pistas do que pode estar errado em nossas vidas, se observados e refletidos de modo adequado, e podem apontar o melhor caminho para torná-la melhor.”
A Dor
Para a vida humana não existem soluções definitivas; os problemas pessoais sempre indicam obstáculos ao crescimento e ao desenvolvimento e quando estes são ultrapassados surgem novas questões que exigem novas e criativas soluções. A dor nos mostra sempre que um dano foi causado e que