odcikdic
1182 palavras
5 páginas
Disciplina: Administração e CooperativismoProfessor Titular: Mario Ortolan
Ano/ Semestre: 2014/1
Professora Estagiária: Claudia M. Rigo
PRINCIPIOS E VALORES DO COOPERATIVISMO
Sendo um dos princípios básicos do cooperativismo a gestão democrática, é necessário que seja discutido em grupo como é entendida a vida da comunidade, definindo assim os rumos do futuro que se almeja, como forma de participar do desenvolvimento da sociedade de maneira consciente e organizada.
Desde o início do cooperativismo a troca de ideias entre as pessoas, para solucionarem problemas comuns, foi colocada como prática necessária e insubstituível.
Quando se conquista o conhecimento, o homem conquista também o poder de modificar a realidade, tornando possível fazer pelas próprias mãos um mundo melhor e mais digno. A Aliança Cooperativa Internacional – ACI comemorou em 1995 os cem anos de sua fundação. No congresso comemorativo, associados de todo o mundo debateram sobre importantes questões para o fortalecimento da prática cooperativista, fazendo reflexões e avaliando os objetivos e práticas de suas organizações.
Durante este evento foram aprovados e atualizados conceitos e princípios, que não diferem muito dos definidos pelos pioneiros de Rochdale, mas por serem a base das estratégias do modelo cooperativo existente nos diversos países, devem estar em constante atualização e aperfeiçoamento.
Os princípios são as linhas da prática cooperativista
Princípios do Cooperativismo
I - Adesão voluntária e livre
As cooperativas são organizações abertas à participação de todos, independentemente de sexo, raça, classe social, opção política ou religiosa. Para participar, a pessoa deve conhecer as normas de funcionamento e decidir se tem condições de cumprir os acordos estabelecidos pela maioria.
Os cooperados reunidos em assembleia discutem e votam os objetivos e metas do trabalho conjunto, bem como elegem os representantes que irão administrar a sociedade.
Cada