Ocupe estelita
Desejamos uma cidade mais inclusiva, que respeite pedestres, ciclistas, usuários de transporte público, ambulantes, pessoas sem-teto, quem sofreu remoção pela Copa 2014, moradores de áreas de baixa renda, homens, mulheres, crianças, adolescentes, as minorias LGBT e outras minorias estigmatizadas na sociedade. Desejamos uma cidade que preserve o meio-ambiente, os recursos naturais, a cultura, a história, a memória e as identidades.
O Projeto Novo Recife (NR) surge como a antítese de tudo isso. É o símbolo de um modelo de cidade excludente, segregadora e não participativa. As irregularidade e ilegalidades presentes em todo o processo de elaboração e do projeto apenas confirmam a sua nocividade para a construção de uma cidade democrática e humana. Ele representa uma perda de oportunidades para o pleno desenvolvimento de uma área tão importante para cidade do Recife como o Cais José Estelita, pelo seu potencial histórico, geográfico e ambiental.
Conseguimos muitos avanços e apesar da opressão do poder econômico, permanecemos firmes nas defesas dos nossos ideais. Mas acreditamos que ainda podemos ir além nessa luta pela garantia do nosso direito à cidade. Juntos, vamos garantir a construção de uma cidade humana, com um plano de desenvolvimento que represente as pessoas que nela vivem.