oconciliador
Um texto não é uma unidade construída por uma soma de sentenças, mas pelo encadeamento semântico delas, criando, assim, uma trama semântica a que damos o nome de textualidade. O encadeamento semântico que produz a textualidade chama-se coesão. Coesão é o modo como os componentes superficiais do texto (palavras/frases) se encontram ligados entre si.
A coesão pode ser entendida como a ligação, a relação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto. Ela corresponde ao modo como os elementos lingüísticos presentes na superfície textual se encontram interligados, por meio de recursos também lingüísticos, formando seqüências veiculadoras de sentido (Koch: 1997). Em outras palavras, trata-se do encadeamento semântico que produz a textualidade; trata-se de uma maneira de recuperar em uma sentença B, um termo presente em uma sentença A (Suárez Abreu: 1990). Daí a necessidade de haver concordância entre o termo da sentença A e o termo que o retoma na sentença B.
Os elementos coesivos não apenas retomam referentes ou fazem o texto progredir de maneira neutra. A coesão tem um papel importante na construção do sentido do texto.
MECANISMOS DE COESÃO
A COESÃO DO TEXTO
RELAÇÕES TEXTUAIS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
REITERAÇÃO
REPETIÇÃO
PARÁFRASE
PARALELISMO
REPETIÇÃO PROPRIAMENTE DITA
* DE UNIDADES DO LÉXICO
* DE UNIDADES DA GRAMÁTICA
SUBSTITUIÇÃO
SUBSTITUIÇÃO GRAMATICAL
RETOMADA POR:
* PRONOMES
* ADVÉRBIOS
SUBSTITUIÇÃO LEXICAL
RETOMADA POR:
* SINÔNIMOS
* HIPERÔNIMOS
* CARACTERIZADORES SITUACIONAIS
ELIPSE
RETOMADA POR:
* ELIPSE
ASSOCIAÇÃO
SELEÇÃO LEXICAL
SELEÇÃO DE PALAVRAS SEMANTICAMENTE PRÓXIMAS
* POR ANTÔNIMOS
* POR DIVERSOS MODOS DE RELAÇÕES DE PARTE/TODO
CONEXÃO
ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES SINTÁTICO-SEMÂNTICAS ENTRE TERMOS, ORAÇÕES, PERÍODOS, PARÁGRAFOS E BLOCOS SUPRAPARAGRÁFICOS.
USO DE DIFERENTES CONECTORES