ocio
Introdução
O Ócio Criativo é título de um texto do cientista e sociólogo italiano Domenico De Masi.
Em uma entrevista no programa do Jô Soares, Domenico disse que, espera que o ócio criativo não seja confundido com não fazer nada, pois hoje ócio criativo significa trabalhar, se divertir e aprender.
Definições
O que você faz com seu tempo livre? Você tem tempo livre? Com o que você se ocupa? O que você faz nas 24 horas de um dia? Você tem uma rotina diária? Como lida com ela?
Como responder a essas perguntas, baseadas no ócio critivo?
É preciso incluir, no cotidiano, atividades que reúnam o descanso, o lazer, o trabalho e a aprendizagem
Relogio Moral
Nos dias de hoje, o que importa para as pessoas é o aumento do lucro, viemos de uma classe habituada a trabalhar, e tudo hoje é medido por produção, numeros e etc...Ainda há instituições que contratam por horas de trabalho, exigindo e controlando a presença e a atividade de seus “colaboradores”.
É possível imaginar um músico que componha com hora marcada? E um artista plástico que precise entregar cinco quadros em 12 horas? Sente-se ai e só levante quando o livro estiver pronto. É possível trabalhar dessa maneira?
Necessitamos de ócio para avaliar nosso cotidiano ou por que nos submetemos a um trabalho escravo em uma sociedade “democrática”?
Relógio interno
O relógio interno que controla o tempo cobra: o que fiz hoje? É preciso uma grande lista para não ser classificado como inútil, preguiçoso, indolente. O que você vai fazer no final de semana? Dormir. Ou então meu final de semana será repleto de tantas e tantas atividades de lazer que iniciarei a semana com alto grau de estresse.
Muitas pessoas passam a vida inteira sonhando com a aposentadoria, e quando aposentam acabam ficando doentes pois se sentem inuteis perante a sociedade.
Ócio e existência
Alguns dizem que o ócio é necessário para pensar na própria vida, a comum frase “parar para pensar”. Será que paramos para pensar? Será