OCIO CRIATIVO
“Teoria de Empresa e Direito Societário”
ALUNO
Fábia Lílian Almeida Fontes
TURMA
Cal. “B)
FICHAMENTO
“Ócio Criativo”
PARIPIRANGA/2014-2
1. CREDENCIAIS DO AUTOR
Domenico De Masi é um sociólogo italiano contemporâneo, famoso pelo seu conceito de "Ócio Criativo" segundo o qual o ócio, longe de ser negativo, é um fator que estimula a criatividade pessoal. Nasceu em Rotello, na província de Campobasso, no sul da Itália, no dia 1 de fevereiro de 1938. Residiu em 3 cidades italianas: Nápoles, Milão e Roma. Aos dezenove anos, já escrevia, para a revista Nord e Sud, artigos de sociologia urbana e do trabalho. Aos 22 anos, lecionava na Universidade de Nápoles. Mais recentemente, assumiu o posto de professor de sociologia do trabalho na Universidade de Roma "La Sapienza".
2. RESUMO DA OBRA Domenico De Masi, nesta entrevista que deu margem a obra “Ócio Criativo” afirma que vivemos em uma sociedade, denominada por ele pós-industrial, onde o homem é apenas um mero elemento de produção. Segundo o autor, não há distribuição igualitária do poder e do trabalho e uma verdadeira obsessão consumista faz do homem um autômato sem tempo para desenvolver-se como um todo. Ao verificar que trabalhamos hoje, da mesma forma como se fazia muito antes do surgimento da indústria e de que nossas horas de lazer são mais uma compensação pelas horas trabalhadas do que verdadeiramente lazer, o sociólogo nos propõe a teoria do “Ócio Criativo”.
3. CITAÇÕES POR CAPÍTULO Capítulo de I a V: “(...) o futuro pertence a quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o “ócio criativo”. (p.10)
“Por milhões de anos, os primeiros homens acreditaram que a morte era o único fim do