Ociedades ou o advento do modo capitalista de produção. outras correntes atribuem a razão de ordem política ou institucional. para estes, uma vez dadas determinadas condições econômicas, seja o surgimento dos programas
UNINOVE
A POLÍTICA INDUSTRIAL-DESENVOLVIMENTISTA DE
GETÚLIO VARGAS
SABRINA DE LIMA DOS SANTOS
SILVIA REGINA DA SILVA
São Paulo
2012
SABRINA DE LIMA DOS SANTOS
RA 909115828
SILVIA REGINA DA SILVA
RA 909115253
A POLÍTICA INDUSTRIAL-DESENVOLVIMENTISTA DE
GETÚLIO VARGAS
Trabalho de conclusão de curso como exigência para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, sob a orientação do Prof. Ms. Roberto Bassi Ribeiro Soares.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE
São Paulo 2012
1. Deficiência: o conceito
De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, “deficiência” é o termo utilizado para definir a ausência ou disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica de um ser vivo. Está relacionada diretamente ao sistema biológico de cada um.
Tecnicamente falando a deficiência é uma anomalia de estrutura ou de aparência do corpo humano e do funcionamento de um órgão ou sistema, independentemente de sua causa, tratando-se em princípio de uma perturbação de tipo orgânico.
Ainda de acordo com a OMS, segue alguns segmentos em se tratando de deficiência:
1.1 Deficiências Motoras
Deficiência motora é uma disfunção física ou motora, a qual poderá ser de caráter congénito ou adquirido. Sendo assim, esta disfunção afeta o indivíduo, no que diz respeito à mobilidade, coordenação motora ou à fala. Este tipo de deficiência pode decorrer de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas e ainda de má formação.
Considera-se deficiente motor todo o indivíduo que seja portador de deficiência motora, de carácter permanente, ao nível dos membros superiores ou inferiores, de grau igual ou superior a 60% (avaliada pela Tabela Nacional de Incapacidades, aprovada pelo decreto de lei nº 341/93, 30 de Setembro). Para, além disso, para ser titular deste nome, são necessário que essa deficiência dificulte, comprovadamente, a locomoção na via pública sem