oceano azul
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
CRIANDO INOVAÇÕES DE VALOR PARA
TORNAR A CONCORRÊNCIA
IRRELEVANTE: AS DEZ PRINCIPAIS
INOVAÇÕES BRASILEIRAS DA ÚLTIMA
DÉCADA
Andrele Aparecida de Oliveira Andres (UFRRJ) andreleandres@yahoo.com.br Carina Couto Machado (UFRRJ) carinaufrrj@yahoo.com.br Ana Alice Vilas Boas (UFLA) analice@ufla.br Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar o conceito da criação de oceanos azuis e sua aplicabilidade no cenário competitivo das organizações, inclusive no modelo de gestão brasileira de forma a contribuir para a gestão do conhecimennto organizacional. O estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório. Para analisar as empresas utilizou-se de fontes secundárias de pesquisa que têm como característica o fato de não produzir uma informação original, mas sobre ela trabalhar.
Utilizou-se como base uma pesquisa exclusiva realizada pela revista
Exame em parceria com a consultoria Monitor, que realizou um levantamento das dez maiores inovações brasileiras na última década.
Dentre as empresas analisadas estão: Basf, Ampla, Visa Vale,
Volkswagen, Audaces, Tetra Pak, Embraco, ArcelorMittal Tubarão, Banco do Brasil e 24X7 Cultural. Concluir que a estratégia da criação de oceanos azuis consiste em alcançar vantagem competitiva para as empresas, podendo ser aplicada em qualquer modelo de gestão, inclusive no modelo brasileiro. Para tanto, as dez principais inovações brasileiras da última década mostraram que cada uma dessas empresas empreendeu um salto em valor, conseguindo navegar com sucesso em seus oceanos vermelhos criando seus oceanos azuis.
IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras
Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008
Abstract
This article aims to introduce the concept of creating blue oceans and their applicability in the scenario of competitive organizations,