Oceano azul
Autores: W. Chan Kim Renée Mauborgne
Capítulo 3 “Reconstrua as fronteiras de mercado”
INTRODUÇAO
Este capítulo do livro trabalha com as diferentes estratégias que uma empresa pode utilizar para sair dos chamados “oceanos vermelhos”, onde a concorrência organizacional é predatória, e entrar nos chamados “oceanos azuis”, que são caracterizados por oportunidades comercialmente atraentes, consequentemente obtendo sucesso mercadológico. (KIM; MAUBORGNE; 2005 - pág. 47)
Neste capítulo são descritas as seis fronteiras de mercado que devem ser superadas ou recriadas para que uma empresa possa criar seus oceanos azuis se afastando, portanto, dos oceanos vermelhos.
Primeira Fronteira: Examine os setores alternativos
A primeira fronteira diz respeito à concorrência existente entre as empresas que estão no mesmo ramo de atuação. É interessante ressaltar que as organizações não sofrem apenas com os concorrentes que estão em um mesmo setor, portanto, existem produtos e serviços alternativos, que são caracterizados por terem formatos e funções diferentes, mas tem a mesma finalidade, empresas que apresentam em seus produtos e/ou serviços tais funções são também consideras concorrentes diretas. Kim e Mauborgne exemplificam essa primeira fronteira de oceano da seguinte forma; imagine um cinema e um restaurante, tais alternativas de lazer se analisadas do ponto de vista de uma pessoa que deseja ter um bom passeio podem apresentar característica diferentes, mas ter a mesma finalidade. Portanto, se uma pessoa desejar ter uma boa noite de lazer, a mesma pode optar entre um restaurante ou uma sessão de cinema. O primeiro, teria relação direta do prazer gastronômico e a oportunidade de estar entre amigos e o segundo faria referência ao entretenimento gerado por um filme e uma ida ao cinema. Uma empresa que utiliza este tipo de estratégia, por exemplo, é a Red Bull. Esta empresa comercializa