Oceano atlântico
Trabalho de Geomorfologia Oceânica apresentado no segundo semestre para nota parcial da M2.
Itajaí
2013
INTRODUÇÃO
Os oceanos cobrem aproximadamente 71% da superfície da Terra e com uma profundidade média de 3 000 metros. Sendo o oceano Atlântico o segundo maior cobrindo cerca de 20% da superfície da terrestre. Ele é muito importante pois possui uma grande importância comercial. Este apresenta fossas tectônicas, dorsais oceânicas, riftes e falhas transformantes.
LOCALIZAÇÃO
O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). É o segundo maior oceano do mundo em extensão, possuindo 80 milhões de quilômetros quadrados. Suas águas cobrem, aproximadamente, 20% da superfície terrestre.
O Atlântico divide as águas oceânicas do planeta. Apesar de haver nomes distintos para cada oceano, suas águas estão interligadas. O oceano Atlântico, por exemplo, é ligado ao norte com o oceano Ártico, a sudoeste, com o oceano Pacífico; a sudeste, com o Índico; e ao sul, com Antártico.
O oceano em questão é dividido em duas partes, tomando como referência a linha do Equador, dando origem ao Atlântico Norte e Atlântico Sul. Fazem parte desse oceano o mar Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar das Caraíbas, Báltico. Banha a costa brasileira, africana e européia. O relevo oceânico do Atlântico possui uma grande cadeia de montanhas, denominadas de mesoatlântica. Suas principais ilhas são: Ilhas Malvinas (Falkland), Antilhas, Açores, Bermudas, Madeira, Groelândia, Ilhas Canárias, Fernando de Noronha, Terra do Fogo, ilha de Florianópolis, Ilhas Feróes e ilhas Britânicas.
Os grandes rios do mundo desembocam suas águas no Atlântico, dentre os quais podemos citar: Rio Amazonas, São Lourenço, Orinoco, Mississipi, Paraná, Congo, Níger e Loire.
Mesmo sendo o segundo maior em extensão, o Atlântico ocupa o primeiro lugar em importância, uma vez que grande parte do fluxo comercial