oceania e regios polares
Foi o último continente colonizado pelos europeus (século XIX), lá, semelhante à América, as ilhas eram ocupadas por povos nativos que foram, em grande parte, mortos e reduzidos significativamente. Esses povos ultimamente vêm lutando pelos seus direitos.
Aspectos naturais.
Cortada pela linha do Equador e pelo trópico de Capricórnio a tropicalidade impera no continente, o que reflete, em grande parte no clima e na vegetação. A Austrália possui um dos maiores desertos do mundo, o deserto australiano, rodeado por regiões semi-áridas, que ocupa a maior parte do seu território. O sul desse país apresenta clima subtropical temperado e a costa leste predomina o clima tropical úmido e tropical típico. Nas ilhas da Oceania, de modo geral, predomina o clima tropical.
Divisão política – os países.
Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné são os principais países do continente. Localizados em grandes extensões de terras. Além destes, há 11 arquipélagos-estados de pequena extensão: Estados Federados da Micronésia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Palau, Samoa, Tonga e Vanatu.
Em toda Oceania há muitas possessões (território ultramarinos), as principais são: Havia (EUA), Polinésia Francesa (França), Pitcaim (Reino Unido) e Ilhas Marianas (EUA).
Aspectos econômicos.
Austrália e Nova Zelândia são os destaques econômicos do continente, países considerados desenvolvidos. Desde a colonização a pecuária, em especial a ovina, e os recursos minerais atraíram investimentos e pessoas. A partir da segunda guerra mundial, a entrada de capital estrangeiro tornou-se mais significativa e facilitou a expansão da agroindústria.
Atualmente a Austrália é o maior exportador de lã e cultiva cereais, sendo o mais