Obtenção e Dosagem de Sulfato Ferroso
ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA
Obtenção e Dosagem de Sulfato Ferroso
Éric Reis –
Guilherme Conti Leite – 108749
Jessica Maia Souza dos Santos - 118533
Marcos Vinicius Santos Costa - 108372
1 Introdução
O ferro é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre, sendo sua quantidade menor apenas que do oxigênio (O2), do silício (Si) e do alumínio (Al). Além disso, o níquel e o ferro constituem a maior parte do núcleo da terra (LEE, 1999).
Os principais minérios de ferro são a hematita, Fe2O3, a magnetita, Fe3O4, a limonita, FeO(OH) e a siderita, FeCO3. Pequenas quantidades de pirita, FeS2, também são encontradas. A pirita tem cor amarela metálica e é conhecida como “ouro dos tolos”, porque muitas vezes é confundida com esse metal (LEE, 1999).
No ambiente o ferro é oxidado primeiramente à forma ferrosa e, então a forma férrica. O estado férrico é muito propenso a sofrer hidrólise e formar polímeros de hidróxido de ferro insolúvel, geralmente denominado ferrugem. Devido a esse comportamento, o ferro é raramente encontrado na natureza em sua forma elementar, exceto o de origem meteorítica (O´NEIL, 1994; HUEBERS, 1991).
Os estados de oxidação dos compostos de ferro variam de II a VI; os mais comuns são os estados II e III, sendo os compostos de ferro no seu estado de máxima oxidação (VI) muito raros e de pouca importância. O Fe (II) é a espécie mais estável, e existe em solução aquosa. O Fe (III) é ligeiramente oxidante (LEE, 1999, KROSCHWITZ, 1995).
O estado de oxidação (II) é um dos mais importantes do ferro, e seus sais são geralmente denominados sais ferrosos. O estado de oxidação (III) é muito importante na química do ferro, sendo os sais férricos obtidos pela oxidação dos correspondentes sais de Fe (I). O ferro (III) forma sais cristalinos com todos os ânions comuns, exceto o iodeto, e muitos deles podem ser isolados tanto na forma hidratada como anidra. O mais comum é o sulfato férrico, Fe2(SO4)3, que pode ser