Obtenção e Caracterização do HBr
Idealmente as transformações químicas pode ser caracterizadas quando uma substância reage resultando outras. Este fenômeno é possível graças ao rearranjo das moléculas iniciais, que são desmontadas obtendo-se assim novos produtos. Esse processo também é denominado de reação química, e é representado por meio de equações, por exemplo:
2Al + Fe2O3 → 2Fe + Al2O3
Para que uma reação química seja possível, é necessário primeiramente que suas moléculas seja colocadas em contato, levando em consideração seu estado físico (sólido, liquido ou gasoso). Outro detalhe a ser considerado, é a afinidade química, ou seja, a capacidade que um elemento tem de ganhar ou perder elétrons (reatividade).
Há vários detalhes que podem ser notados no momento de uma reação, como:
a) Formação de precipitados em meio aquoso.
b) Despreendimento aparente de gás
c) Mudança de coloração
d) Quando a liberação de calor (exotérmica) e absorção de calor (endotérmica)
Com base no experimento de obtenção do acido bromidrico, notamos que o Bromo está presente no grupo dos Halogênios. Os compostos deste grupo são formados pela família 7ª (Flúor, Cloro, Bromo, Iodo e Astato). Os elementos halogênios possuem 7 elétrons em sua última camada, ou seja, tem uma grande facilidade para receber elétrons. Por necessitarem de apenas uma elétron para se tornarem estáveis isoladamente, os elementos desse grupo são extremamente eletronegativos.
Estes compostos ao reagirem diretamente com o Hidrogênio, formam o hidreto, HX ou também denominhado Haletos de Hidrogênio (gasoso).
H2(g) + X2(halogênio) --------> 2HX(g)
Os Haletos de Hidrogênio são soluveis em agua e se ionizam formando seus ácidos correspondentes, fluoridrico, cloridrico, bromidrico e iodrico.
OBJETIVO
Obter o HBr a partir da reação entre H2SO4 e KBr e evidenciar suas caracterizas físicas e químicas.
1. Materiais:
Cuba de Vidro
Suporte Universal
Garra
Erlenmeyer
Funil de Decantação
Pipeta
Bombas de