Obtenção Higiênica do Leite
Cada vez mais torna-se importante produzir leite com qualidade. A higiene do animal, do ordenhador e das instalações são ações necessárias para atingir este objetivo. Para uma correta higienização, os vaqueiros devem limpar e desinfectar as instalações e utensílios utilizados, lavar as mãos antes da ordenha, além de no momento da ordenha fazer os testes de mastite e a desinfecção das tetas do animal, secá-las com papel toalha e, após a ordenha, desinfectar novamente as tetas.
Qualidade do leite
A produção de leite de qualidade beneficia os produtores à medida que se reduz a existência de doenças, resultando em maior produção de leite e menores custos. Além disso, uma tendência cada vez mais clara é a valorização do produto de qualidade pelos laticínios, com alguns já pagando um diferencial pela melhor qualidade. Ou seja, ganha o produtor, ganha o laticínio e, certamente, ganha o consumidor, com produtos de alta qualidade.
Fatores que influenciam a qualidade do leite
Estado sanitário do Animal
Ou seja, o animal deve estar sadio livre de enfermidades que podem interferir na qualidade do leite produzido como a mastite e deve apresentar um bom estado nutricional.
Ordenhador
O ordenhador é uma das principais fontes de contaminação, por isso o mesmo deve sempre estar com roupas limpas e lavar as mãos e mantê-las limpas durante aOrdenha.
Utensílios
São os maiores responsáveis da contaminação devido a grande quantidade de resíduos presentes nestes por esse motivo devem estar sempre limpos.
Fontes diversas
Água: a utilização de água contaminada pode desencadear doenças indesejáveis.
Insetos e poeira: tentar manter o ambiente livre de insetos e poeira que por ventura pode levar a redução da qualidade do leite.
MEDIDAS DE HIGIENE
Como as bactérias estão em todos os lugares, o produtor deve adotar as seguintes medidas para que o leite não seja contaminado:
• manter a sala ou local de ordenha sempre limpos;
• usar