OBTENÇÃO DO SULFATO FERROSO E ANÁLISE DO RENDIMENTO DA REAÇÃO.
1.1 OBJETIVO
O relatório tem como objetivo a obtenção do sulfato ferroso (FeSO4), através da aplicação do ácido sulfúrico em uma liga metálica, o aço, no nosso caso usamos pregos, e calcular o rendimento da nova substância gerada.
1.2 INTRODUÇÃO
A aula prática foi realizada no laboratório de química do IFES, campus Cachoeiro de Itapemirim, no dia 1 de abril de 2011, com os alunos do 2º período do curso de Engenharia de Minas, ministrado pelo professor Fabielli Castelan.
Nesta aula observamos um simples modo de extrair o sulfato ferroso através de reações químicas de ácido com uma liga metálica, esse processo foi realizado através da aplicação de acido sulfúrico para que acontecesse a seguinte reação: Fe(s) + H2SO4 -> FeSO(aq.) + H2(g) Sulfato de Ferro Heptahidratado e Hidrogênio. Calculamos também o rendimento dessa reação através de uma simples regra de três, como veremos nos próximos tópicos.
1.3 METODOLOGIA
1.3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
10g de prego; 50mL de ácido sulfúrico concentrado; 50mL de álcool comercial; 01 Garra Metálica; Chapa termostática; Balança Analítica; 01 Béquer de 250 mL; Funil; Proveta; Erlenmeyer 200mL; Suporte universal; Bastão de vidro; Papel de filtro.
1.4 PROCEDIMENTOS
1.4.1 Primeira parte
Primeiramente o professor diluiu o ácido sulfúrico em água destilada diminuindo a concentração do mesmo, para isso ele usou uma proveta de 100mL para obter á medida exata de ácido par ser diluída em uma contidade X de água, pesamos 10g de pregos na balança analítica e colocamos dentro do erlenmeyer de 200mL e derramamos cuidadosamente 50mL de ácido sulfúrico (que fora diluído em água para que sua concentração diminuísse) sobre os pregos para acontecer a reação química em solução. Porém, essa reação a temperatura ambiente é lenta, então colocamos o erlenmeyer sobre a chapa termostática com a finalidade de