Obtenção do gás nitrogenio
OBTENÇÃO DE GÁS NITROGÊNIO
Paula
Reginaldo
Matéria: TMI II
São José do Rio Pardo
2014
Introdução
O hidrogênio é o elemento mais abundante no Universo e o mais leve, sendo também o mais simples da tabela periódica de Mendeleiev. É conhecido desde há centenas de anos como um gás que se obtém quando ácido sulfúrico diluído é posto em contato com o ferro, sendo inflamável no ar. Henry Cavendish mostrou que o gás hidrogênio se forma pela ação de ácidos como o clorídrico ou o ácido sulfúrico em contacto com metais como zinco e o ferro. Ele também fez explodir misturas deste gás em contacto com o ar com faíscas elétricas (1784), e encontrou um produto que parecia “água pura”. Mais tarde Antoine Lavoisier explicou os resultados de Cavendish, e deu ao gás o nome de “hidrogênio”, proveniente do grego “formar-água”.
Esta decomposição da água nos seus componentes fez cair a idéia, já há algum longo tempo estabelecida de que a água seria apenas formada por um elemento. Na terra não existe o hidrogênio livre, estando sempre associado a outros elementos e para ser obtido “puro” é necessário gastar energia na dissociação de uma fonte primária. Sendo assim, o hidrogênio não é uma fonte primária de energia, mas sim uma fonte intermediária, por isso não deve ser referido como uma fonte energética, pois é apenas um vetor energético, isto é, uma moeda de troca.
Objetivo
Obter o gás nitrogênio a partir da reação entre HCl e raspas de Zinco e observar a reatividade do Zinco na solução de ácido clorídrico.
Material utilizado:
Béquer 500ml e 250ml
Erlenmeyer 50ml
Proveta de 50 mL
Pipeta graduada 10ml com pêra