Obtenção do Ferro
Este trabalho fala sobre a Obtenção do Ferro, e como ela é e foi importante para toda a sociedade humana desde a antiguidade.
*****-*****-*****-*****-*****
Obtenção do Ferro O Ferro é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC; Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em minérios, sendo que os principais são:
Hematita (Fe2O3);
Magnetita (Fe3O4);
Siderita (FeCO3);
Limonita (Fe2O3.H2O);
Pirita (FeS2).
Através de vários minérios existentes na natureza é possível obter os mais diversos metais, tais como a prata, o mercúrio, o cobre, o chumbo e o zinco. A metalurgia é a área que estuda essas transformações. Um dos ramos da metalurgia é a siderurgia (do grego “trabalho feito sobre o ferro”), que estuda as formas de obtenção do ferro e do aço a partir de seus minérios.
A siderurgia surgiu por volta de 3000 ou 2000 a.C., mas passou a ser mais utilizada a partir de 1200 a.C (mais conhecida como: Idade do Ferro), quando o ferro passou a ser obtido em quantidades apreciáveis por meio de seus minérios. Naquela época o processo mais utilizado era o alto-forno, que funcionava desta forma:
1º Coloca-se pela parte superior do alto-forno uma mistura do minério de ferro (hematita), calcário (CaCO3) e carvão coque, que é um carvão rico em carbono. . Essa mistura funciona como fundente, abaixando o ponto de fusão da hematita; 2º É injetada na parte inferior do alto-forno uma corrente de ar quente. Ocorre, então, a combustão incompleta do carvão coque na presença do oxigênio molecular injetado, formando-se monóxido de carbono (CO):
2 C + O2 → 2 CO
3º O monóxido de carbono reage com a hematita (óxido de ferro - Fe2O3), originando óxido de ferro II (FeO) e dióxido de carbono;
3 Fe2O3 + CO → 2 Fe2O4+ CO2
Fe2O4 + CO → 3 FeO + CO2
4º O óxido de ferro II reage com o monóxido de