Obtenção do Diacetato de Hidroquinona
SÍNTESE DO DIACETATO DE HIDROQUINONA
Nome:Bruna Mylla Macena RA.027875 Luciana Piovezani 028597 Marcela Campos 028684 Marília Ancelloni Prado Garcia 028586 Professores: Décio Daltin e Márcia
SBC 2012
1. OBJETIVO
Sintetizar e caracterizar o diacetato de hidroquinona através da destilação da mistura de hidroquinona com anidrido acético.
2. PARTE EXPERIMENTAL
Materiais: Béquer de 100mL, funil de Buchner, Kitassato, balão de fundo chato, condensador de bolas, papel de filtro, baqueta de vidro.
Equipamentos: manta térmica.
Reagentes: hidroquinona, anidrido acético, ácido sulfúrico concentrado, etanol a 50%, gelo picado e gelo para resfriar, água destilada gelada.
Procedimento:
Em um béquer de 100mL seco, foram colocados aproximadamente 5,5g de hidroquinona, 9mL de anidrido acético e 1 gota de ácido sulfúrico concentrado, que é o catalisador da reação. Foi colocada apenas uma gota para que não tivesse muita impureza. O béquer deve estar seco, pois a reação da hidroquinona com o anidrido acético forma água. Portanto, se tiver mais água no meio, mais difícil vai ser a reação e, consequentemente, vai demorar mais. A mistura foi agitada para ajudar na dissolução. Houve desprendimento de calor, o que indicava que a reação estava acontecendo. Após 5 minutos, a mistura foi derramada sobre 40g de gelo picado com agitação. Foi usado o gelo porque o acetato não é solúvel em água gelada. O produto foi filtrado em funil de Buchner e lavado com 50mL de água gelada em pequenas porções. A água estava gelada para garantir o rendimento.
O acetato foi dissolvido em 40mL de etanol a 50%. O etanol aumenta a solubilidade do acetato. O produto solubilizado em etanol foi levado à ebulição em um balão de fundo chato, sob refluxo, para evitar que o etanol