Obtenção do aço
Cezar Japiaçu Fernandes 2
RESUMO Este artigo descreverá o processo de obtenção do aço. Para isto será apresentado uma série de conceitos relativos ao processo siderúrgico envolvido e processo em si.
Palavras-chave: Manutenção. Saúde. Segurança. Meio ambiente.
1 INTRODUÇÃO Com a importância do aço nos dias de hoje esse material tem diversas propriedades que lhe são atribuídas o tornam imprescindível para o mundo como conhecemos hoje. Pode-se alterar suas propriedades mecânicas e eletromagnéticas, através de dissemelhantes processos de fabricação e diferentes aglomerações de outros elementos a não ser o ferro (principal elemento). É por isso que o aço é largamente utilizado na construção civil, nas engenharias elétrica e mecânica e outras áreas.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CLASSIFICAÇÕES DO EQUIPAMENTO Minério de ferro: presente em aproximadamente 5%da crosta terrestre. O ferro não é encontrado em estado puro na natureza mas em combinações químicas de metais contidos nas rochas. Essas combinações químicas ocorrem misturadas com as “gangas”,compostas de silício, alumínio, cal e magnésio. Os principais são: magnetita (Fe3O4) com cerca de 60%de ferro; hematita vermelha (Fe2O3) com cerca de65% de ferro; ferro oolítico; siderita ou ferro espático (FeCO3) com alto teor de manganês; FeS2. Coque: desempenha uma dupla função na elaboração da gusa: a de combustível e a de redutor. O coque provém da destilação do carvão, que deve ser o mais puro possível para evitar resíduos como enxofre e fósforo. Como redutor absorve o oxigênio combinado com outros elementos. Ganga: Impurezas que ocorrem junto com o minério de ferro em estado bruto, compostas principalmente de silício, alumínio, cal e magnésio. Carbono: símbolo C, com massa atômica 12. É um metaloide sólido muito resistente ao calor, volatilizando-se em torno dos 3500 ºC. O carbono tem fundamental propriedade de ser solúvel em ferro fundido. O