Obtenção diacetato de hidroquinona
1. Objetivo:
Obter o Diacetato de Hidroquinona em sua forma mais pura. Observar como ocorre a reação e calcular o rendimento no final do procedimento.
2. Procedimento:
[pic]
2.1 Preparação
Colocou-se em um béquer seco (pois se houver água a reação volta) 5,5 de hidroquinona, 9 mL de anidrido acético ( utiliza-se o anidrido ao invés de ácido acético para a reação ser mais completa possível, pois o ácido acético gera mais água na reação; esta parte da reação, a acetilação, é para deixar o diacetato de hidroquinona mais solúvel em água) e 1 gota de ácido sulfúrico (catalisador para acelerar a reação).
Agitou-se a mistura para facilitar a dissolução (reação exotérmica liberou calor). Após 5 minutos (tempo médio para que a reação acontecesse), derramou a solução reacional sobre 40 g de gelo picado, agitando (pois o produto só é solúvel em água quente ou morna, em água gelada precipita). Filtrou-se em funil de Buchner (para separar a parte sólida) com a solução ainda com gelo e lavando com água gelada (para se conseguir retirar todo o precipitado e não perder rendimento).
2.2 Purificação
Dissolveu-se o diacetato de hidroquinona (que estava perolado, sinal que a lavagem foi bem feita) em 40 mL de etanol a 50%. Colocou-se esta solução em ebulição (na manta para ser mais rápido) num balão de fundo redondo sob-refluxo (para o produto poder evaporar e voltar, porque se não fosse assim o produto seria perdido). Deixou-se em ebulição até a recristalização. Após o esfriamento (em banho de gelo para precipitar a hidroquinona que não reagiu ainda), filtrou-se os cristais em funil de Buchner (para retirar a parte sólida), lavando com etanol a 50% gelado (para ajudar a retirar toda a parte sólida que ainda restava no balão).
Aplicações: Indústria cosmética.
3. Resultados e Discussões:
3.1 – Resultados
Hidroquinona:
MM hidr. = (12*6)+(1*6)+(16*2) = 110g/mol
M hidr. = 5,5g
N hidr. = 5,5/110 =