Obtenção de energia nos seres vivos
Todas nossas atividades requerem energia que provem dos alimentos (a nutrição - consistindo na obtenção de matéria e energia para manutenção da vida).
Se o ser vivo possuir clorofila, pigmento capaz de captar a energia luminosa armazenará essa energia nas moléculas orgânicas que produz graças à fotossíntese. Se o ser for aclorofilado, precisará receber alimento para conseguir energia.
Tipos básicos de nutrição:
1. Alimentar-se de compostos orgânicos já existentes no meio (seres heterótrofos) – Aclorofilados – CONSUMIDORES.
2. Sintetizar tais compostos orgânicos (seres autótrofos) – Clorofilados - PRODUTORES.
Como a Célula obtém Energia
Fotossíntese :
A maioria dos seres autótrofos realiza a fotossíntese para a produção de seu alimento orgânico.Ela consiste num conjunto de reações químicas através das quais o CO2,a água e a energia luminosa são transformados em glicose (C6 H12O6) e oxigênio,realizado no interior dos cloroplastos.A folha apresenta-se como órgão achatado, dotado de grande superfície, o que lhe permite um melhor aproveitamento da luz. Além disso, no interior da folha, existem os parênquimas clorofilados, cujas células são dotadas de cloroplastos. Os cloroplastos são corpúsculos microscópicos ricos em clorofila. As clorofilas são pigmentos que apresentam coloração verde e são responsáveis pela absorção de luz, utilizada na fotossíntese.
Respiração Celular Aeróbica:
É o processo de degradação da glicose (embora qualquer molécula rica em energia possa ser degradada,a substância mais utilizada pelas células é a glicose),visando á liberação da energia nela contida,o que resulta na formação de água e gás carbônico. A respiração pode ser dividida em duas fases:Anaeróbia e aeróbia.A fase anaeróbia se processa na hialoplasma e não depende de oxigênio;a aeróbia depende de oxigênio e ocorre no interior das mitocôndrias. As principais etapas da degradação das moléculas de glicose são: