Obtenção acetato de isoamila
Em uma capela, misturou-se 17 mL de ácido acético glacial com 15 mL de álcool isoamílico, em um balão de fundo redondo apropriado. Cuidadosamente, acrescentou-se a mistura 1,0 mL de ácido sulfúrico concentrado; adicionou-se então as pedras de porcelana e se esperou o refluxo por meia hora.
Após o termino do Refluxo, deixou-se a mistura reacional esfriar à temperatura ambiente. Utilizando um funil de separação, lavou-se a mistura com 50 mL de água e em seguida duas porções de 20 mL de bicarbonato de sódio saturado. Secou-se o éster com sulfato de sódio anidro e filtrou-o por gravidade. Destilou-se o éster, coletou-se o líquido destilado entre 136°C e 143°C, pesou-se e calculou-se o rendimento.
O procedimento se deu de acordo com o esquema abaixo: Resultados e Discussão:
Após meia hora de refluxo contínuo, observou-se uma coloração diferente no meio reacional que, de incolor, foi para castanho-escuro, o que indica a formação do acetato de isoamila, porém, mostrou-se necessário o uso de mais alguns processos para ocorrer o isolamento do produto em questão. Em diante, retirou-se o balão de fundo redondo e resfriou-se o mesmo, fazendo uso de água corrente, para que a temperatura elevada não interfira no decorrer da reação.
A reação geral ocorrida no processo de obtenção do acetato de isoamila é: C2H4O2 + C5H12O CH3COOCH2CH2CH2CH2CH3 + H2O * Ácido etanoico + 3-metil-1-butanol (álcool isoamílico) 3-metilbutil (nome IUPAC) + água *
*: A reação foi catalisada pelo ácido sulfúrico, isto é, o mesmo diminuiu a energia de ativação do composto, facilitando a formação do produto. O ácido participou da reação e foi regenerado ao final da mesma.
Este mecanismo envolve uma catálise ácida e, é dividido em 4 etapas.
Etapa 1: Consiste na protonação do ácido acético pelo ácido sulfúrico formando um carbocátion.
Etapa 2: Ocorre um ataque nucleófilo do oxigênio do álcool 3-metil-1-butanol ao carbocátion, deixando o átomo de