Obten O Do A O
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono, que diferem entre si pelos seus teores de carbono e outros elementos de liga e também pelo modo que são fabricados.
As principais matérias primas consumidas numa siderúrgica são minérios de ferro,carvões minerais, fundentes e materiais de geração própria.
O carvão exerce duplo papel na fabricação do aço. Como combustível, permite alcançar altas temperaturas (cerca de 1.500º Celsius) necessárias à fusão do minério. Como redutor, associa-se ao oxigênio que se desprende do minério com a alta temperatura, deixando livre o ferro. O processo de remoção do oxigênio do ferro para ligar-se ao carbono chama-se redução e ocorre dentro de um equipamento chamado alto forno.
O alto forno é um tipo de forno de cuba empregado na produção de ferro gusa, pela fusão redutora de minérios de ferro em presença de carvão vegetal ou coque e fundente, os quais são carregados no topo e, na descida, são transformados pela ação dos gases ascendentes, provenientes da combustão do carvão com o oxigênio soprado pelas ventaneiras, obtendo-se escória e ferro gusa líquidos pelo cadinho e poeiras e gases no topo.
Antes de serem levados ao alto forno, o minério e o carvão são previamente preparados. As operacoes compreendem: britamento, peneiramento, mistura, moagem, concentracao, classificacao e aglomeracao. O minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado, para obtenção do coque. O coque e o produto solido da destilacao de uma mistura de carvoes realizada em torno de 1100ºC em fornos denominados de coqueria. A destilacao da origem aos produtos carboquimicos, que sao comercializados pelas siderurgicas. O processo de coqueificacao consiste no aquecimento do carvao na ausencia de ar, levando a reducao do carbono.
No processo de redução, o ferro se liquefaz e é chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fusão. O ferro gusa pode ser diferentemente classificado de acordo com a matéria-prima usada, constituintes e utilização.